function add_meta_tags() { echo ''; echo ''; echo ''; echo ''; echo ''; } add_action('wp_head', 'add_meta_tags'); Como conscientizar sua equipe sobre o volume de impressões? - ImportInvest
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Locação de Equipamentos
Médico Hospitalar
Locação de Equipamentos

Como conscientizar sua equipe sobre o volume de impressões?

By 31 de julho de 2018 No Comments

Reduzir o volume de impressões, otimizar e promover todo parque de máquinas e equipamentos, a exemplo das impressoras e multifuncionais, não é uma meta fácil de ser alcançada pelas empresas, isso porque depende muito do segmento ou do tamanho do negócio, mas os resultados alcançados compensam o desafio.

No Outsourcing de impressão, por exemplo, uma das ações a serem feitas durante o processo de implantação é justamente avaliar o que pode ser melhorado quanto ao uso de impressoras, suprimentos e, principalmente, sobre o volume de impressões.

Esse é um ótimo tema a ser debatido, e por isso vale um artigo aqui em nosso blog. Acompanhe!

A facilidade que leva ao desperdício

Já reparou quanto é fácil mandar um documento para a impressão? É tanta facilidade que existe um ícone específico para enviar o arquivo direto para a impressora, sem qualquer preocupação com tipo de papel, padrões de cores ou outra configuração.

Esse é um dos motivos que leva ao aumento do volume de impressões: a facilidade. Existem outras razões como, por exemplo, pessoas que gostam de fazer anotações, destacar pontos importantes encontrados no decorrer da leitura e etc.

Chega até ser curioso essa necessidade de imprimir documentos. Para você ter uma ideia, essa é uma das razões de ainda existirem os livros físicos e jornais! A versão digital de um documento, seja livro, revista ou afins, não suprimiu a necessidade do uso de papel e da impressão.

Mas a preocupação com redução de custos ainda é uma prioridade, e, por isso, adaptações precisam ser feitas na realidade operacional das empresas. É preciso reduzir sem impactar o processo produtivo e os resultados. Mas, como?

Conscientização da equipe sobre o volume de impressões

Além da gestão operacional, é preciso fazer um trabalho de conscientização, justamente para não passar aquela impressão chata de reduzir custos a qualquer preço. Economizar é sempre um assunto desagradável, principalmente quando falamos em mudar a forma como um grupo está acostumado a trabalhar.

Sustentabilidade é sempre um ponto de destaque

Muito antes de pensar em reduzir custos, é preciso dar prioridade ao meio ambiente, ao consumo consciente. Certamente, você deve estar acompanhando nos últimos anos como a sustentabilidade se tornou uma questão de bastante relevância, não é?

Portanto, a questão ambiental já deve ser a primeira abordagem a ser utilizada na estratégia de reduzir o volume de impressões. Nesse tema, chegamos a dois pontos interessantes:

• Compartilhar a responsabilidade pelo consumo consciente e sustentável.
• Explicar que a redução sobre o volume de impressões não é uma ação individual, mas um compromisso da empresa como um todo.

A responsabilidade ambiental deve ser uma iniciativa de todos os funcionários, porém, no contexto da empresa os gestores passam a ter o compromisso por fornecer um ambiente ideal que desperte a consciência pela sustentabilidade.

Todos ganham com a redução de custos

Outro aspecto importante a ser compartilhado com as equipes e setores da empresa é que os ganhos gerados pela redução de custos, devido à diminuição do volume de impressões são compartilhados com todos.

Reduzir custos não significa necessariamente aumentar lucros, mas, sim, direcionar investimentos para o core business, ou seja, investir na melhoria do processo produtivo, novos equipamentos, em pesquisa e inovação e outras áreas a partir das quais todos são beneficiados.

Apesar de parecer algo óbvio, conscientizar as equipes nesse aspecto e mostrar que a redução de custos leva ao direcionamento de novos investimentos é a estratégia mais acertada para conseguir reduzir o volume de impressões.

Mostrar a importância do digital

A tecnologia trabalha beneficiando a todos na empresa. Por isso, no trabalho de conscientização, é importante mostrar que os recursos tecnológicos podem atender à mudança cultural em relação ao trabalho a ser executado.

Isso quer dizer que é possível fazer anotações e destacar partes do texto sem a necessidade de imprimir um único documento, e ter um processo de validação ou aprovação sem imprimir uma única folha impressa.

Vale destacar, ainda, que adotar outros recursos, como imprimir frente e verso, reduzir a qualidade da impressão para documentos que não precisam do alto padrão, entre outras funcionalidades que o mundo digital oferece ajudam nesse desafio de otimizar os gastos de impressão da empresa.

E na sua empresa, como anda a conscientização das equipes? Ficou com alguma dúvida sobre a eficiência dessa estratégia? Continue acompanhando o blog e, se quiser ficar por dentro de novidades e informações relevantes que podem ajudar no dia a dia da sua empresa, confira nosso Facebook e Linkedin. Até a próxima!